Gêneros e estilos de Animes

Vamos falar sobre as classificações dos temas que definem cada animação japonesa, ou seja, estilo, categoria, entre outros.


Aqui também vão exemplos e recomendações de animes dentro das categorias. 
Vamos começar pelos mais procurados.




Shōnen ou Shounen


Estilo de Anime e manga voltado ao publico masculino, porem é uma categoria que encanta muitas meninas, crianças. No shounen o enredo é cheio de lutas, magias, humor leve (às vezes um pouco forçado), personagens com sonhos para serem conquistados, dramas e como sempre todo personagem tem uma historia em seu passado comovente que o faz ficar de pé e cumprir seus objetivos.


Exemplo de shounen é o que não falta, temos Naruto, One piece, Bleach, Dragon ball, HunterXHunter, Magi, Gintama, etc.





Shōjo ou Shoujo

Estilo de Anime/Mangá voltado para publico feminino e sua palavra já diz que é algo semelhante ao sexo feminino, como um anime de garotas magas seria Mahō Shojo (meninas magicas) e no masculino seria Mahō shōnen (meninos mágicos); Estas são as definições de Shōjo e shonen. Na categoria Shoujo são sempre encontrados, geralmente, meninas adolescentes vestidas com roupas de marinheiro colegial, com o enredo se passando dentro de um colégio aonde elas se apaixonam pelo menino da mesma classe. Outros são historias de lobisomens e vampiros, super heroínas, etc. Mas sempre com toques românticos, timidez fazendo as maças dos rostos das personagens ficarem vermelhas, sempre com coisas suaves e bonitinhas.


Exemplos desses animes são: Lovely Complex, Hana Yori Dango, Ouran HighSchool Host Club, Toradora, Kimi Ni Todoke, Shakugan No Shana, Zero No Tsukaima, etc. 



Josei

Animes ou mangas que atrai o publico mulheres maduras, entre 18 ate 25 anos. As historias são mais dramáticas, como novelas sempre relatando algum drama diferente. Geralmente leva romances, vidas levadas mais a sério, também consiste em humor, porem humor maduro. Josei é uma evolução do shoujo.


Exemplos são: Super Seisyun Brother, Chihayafuru , Nodame Cantabile Finale, Nodame Cantabile, etc.



Seinen

Animes/mangas procurado por homens jovens, estão na faixa etária de 17 a 40 anos. Nessa classificação de gênero tudo que envolve nele são coisas mais maduras como o humor, que pode ser exagerado demais ou até fraco, mas ao mesmo tempo são piadas maduras; contem violência, nudez (personagens femininas seminuas, porem com piadas), as historias sempre são voltadas a temas sérios ou humor adulto. 


Exemplos de seinen são: Claymore, BTOOOM, black lagoon, Boku wa Tomodachi ga Sukunai, etc.




Ecchi

Animes/mangas é o tipo de anime que você vai ver peitos, calcinhas, bundas voando na sua tela. Voltado ao publico adulto; contem cenas de sexo, porém censurado, pois os animes com conteúdo explicito são conhecidos como hentai. Os enredos tem sempre um humor pesado para prender a atenção dos pervertidos.


Exemplos: High-School DxD, Sekai de Ichiban Tsuyoku Naritai!, To Love-ru, Onegai Teacher, etc.





Kodomo

Animes/mangas para prender a atenção do publico infantil, animações fofas como bichinhos, animais, personagens brincalhões, entre outras.


Exemplo: Astroboy, Hombre par, hello kitty, sonic x, etc.


Esses gêneros e estilos citados acima são os principais; outros gêneros que são os que todos conhecem são: Ação, terror, violência, nudez, comedia, esporte, aventura, etc. São coisas que todos sabem e que costumamos procurar dentro dessas categorias de gêneros citados acima. Exemplo um anime Seinen com ação e terror ou manga shojo com aventura e comedia.


Agora vamos entender as diferenças entre Ova e Ona.


Ova: Original Video Animation-

São episódios especiais, só são lançadas exclusivamente no DVD. Eles são como complemento dos animes.


Ona: Original net animation-

Também são episódios especiais como os Ovas, porem laçados na internet, não é exibido na tv ou nos DvD’s.

Espero que eu tenha esclarecido as duvidas de muita gente,
se quiserem mais sugestões de animes dentro dessas 
categorias é só comentar, até mais!

Postagens populares